sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Etiquetas: , , , , , ,

Galaxy Nexus Fica Fora da Actualização Android 4.4 Kitkat

A actualização do sistema operativo móvel da Google para o android 4.4 kitkat parece não agradar a todos e, a prova é que o famosíssimo e fiel Galaxy Nexus vai ficar de fora.

No love for Galaxy Nexus

Assim parece. Ontem a internet perdeu as estribeiras com o anúncio low-profile do lançamento do Nexus 5 que vem equipado com o android 4.4 kitkat mas, quando se questionou a Google que equipamentos vão receber esta deliciosa actualização, a resposta foi que todos os equipamentos Nexus 4, 7 e 10 e GPE (Google Play Edition) irão ser actualizados. Mas terá sido uma gralha não haver a menção ao Galaxy Nexus?

Não, não foi. A explicação está espelhada nesta página porque o Galaxy Nexus está fora do critério de actualização de 18 meses. Mas, então se o #androidkitkat é um update ao OS que tem de base uma eficaz gestão eficaz da memória, tendo sido escrito inclusivé que smartphones com 512MB irão ser contemplados, e no entanto o smartphone em causa tem 1GB de RAM, pergunta-se novamente... porque não?

Já vimos inflexibilidade nas tomadas de de cisão da Google por muito menos, por isso, nem com petições haverá mudança na decisão tomada. 

Bom, existe uma corrente mais pragmática que afirma que a razão poderá estar no abandono do suporte ao SoC OMAP por parte da TI (Texas Instruments) e assim não haver desenvolvimento nos drivers para que a google continue a suportar o Galaxy Nexus.
Se tal estiver correto, nova pergunta... e os smartphones menos apetrechados? Fica no ar a resposta.

Quanto aos utilizadores dos Galaxy Nexus ficará a certeza que haverá ROM's dedicadas do kitkat e que, como sempre, os developers encontrarão formas e/ou maneiras de vencer estes obstáculos. 
Outra hipótese será a venda desses equipamentos para contribuir na ajuda á compra de um novo. Triste, mas é a verdade.

Agora uma aviso aos proprietários dos Nexus 4! Se continuar válido o critério de suporte dos 18 meses é bem provável que já não veja a luz do dia a proxima actualização para a versão 5.

0 comentários :

Enviar um comentário